Balaio de gato: outubro 2009
VICKYS.com.br

sábado, 31 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

" Educação é o primeiro passo para a liberdade de um povo, porque um homem educado é:
_ fácil de governar,
_difícil de dominar,
_ impossível de escravizar".

Paulo Freire

sábado, 17 de outubro de 2009

ABRACE MUITO


O abraço é o novo aliado no combate à depressão. Pesquisa realizada pelo psiquiatra Harold Voth, da Universidade do Kansas, mostra que o abraço pode ativar o sistema imunológico. Além disso, a hemoglobina do sangue aumenta quando a pessoa é abraçada. É nesse aumento que acelera a recuperação do enfermo, pois leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro. Outra pesquisa, feita pela Universidade da Carolina do Norte, mostra que a pessoa estressada, ao ser abraçada, tem o nível de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) diminuído, e entram em ação a serotonina e dopamina, fazendo com que a pessoa se sinta confortável e feliz.

Revista vida e saúde, julho/2006

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO MESTRE


"Ser educador hoje é um desafio", dizem muitos profissionais da área e também alguns outros de áreas afins. Na verdade, ser profissional da educação sempre foi um desafio, pois o tempo não pára e, muito mais que a corrida cronológica, é a superação de pensamentos que o ser humano é capaz de ter. Então o educador é um ser desafiado. Desafiado desde há muito. O desafio é uma condição existencial para quem educa. Por isso, é importante destacar nesta data os operários do saber, os educadores, que se sentem desafiados no seu cotidiano e no seu labor. Não se acovardam nessa luta e se fazem guerreiros. Sabemos o quanto é importante este papel profissional que forma os profissionais, pois quem educa assume muito mais que transmitir conhecimento.

Prof. Silvio de Sá Arantes
Escolas franciscanas, SP

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CURIOSIDADE

De onde vêm as palavras Fulano, Beltrano e Sicrano?

Fulano vem do árabe fulân ("tal"). No espanhol do século XIII, fulano era usado como adjetivo, mas depois tornou-se esse substantivo que designa algo que não sabemos o nome. Beltrano veio do nome próprio Beltrão, muito popular na Península Ibérica por causa das novelas de cavalaria. A terminação em ano veio por analogia com fulano. E Sicrano tem origem misteriosa.

Do livro: Guia dos Curiosos

domingo, 11 de outubro de 2009

12 de outubro: Dia das crianças


Todas as estações do ano têm grande significado. Mas a primavera é que dá o tom da vida: as flores, as cores, o canto dos pássaros e o céu anil. E é na primavera que comemoramos um dia mais do que especial, pois reflete esperança: o da Criança, festejado no Brasil no dia 12 de outubro (também o da padroeira, Nossa Senhora Aparecida). É nela que depositamos o futuro da humanidade, por isso a grande responsabilidade que o adulto tem de educar.

A idéia de homenagear a meninada partiu do deputado federal Galdino do Valle Filho e oficializada pelo presidente Arthur Bernardes por meio do Decreto n.4867, de 5/11/1924. No entanto, o dia da criança só passou a ser comemorado com festa na década de 1960. Na maioria dos países é no dia 1º de junho, como em Portugal. Já o Japão, dia 3 de março, para as meninas, e 5 de maio, meninos, como acontece também no dia dos namorados.

sábado, 10 de outubro de 2009

A Fábula do Porco-Espinho





A Fábula do Porco-Espinho

.

Durante a era glacial, muitos animais

morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação,

resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam

e se protegiam mutuamente; mas, os espinhos de cada
um feriam os companheiros mais próximos,

justamente os que ofereciam maior calor.
Por isso decidiram afastar-se uns dos outros

e voltaram a morrer congelados.


Então precisavam fazer uma escolha:

ou desapareceriam da Terra ou aceitavam
os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver
com as pequenas feridas que a relação

com uma pessoa muito próxima podia causar,
já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram!

Moral da História:


O melhor relacionamento não é aquele

que une

pessoas perfeitas, mas aquele

onde cada um aprende

a conviver com os defeitos do outro
e consegue admirar suas qualidades.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRIMAVERA


Primavera

Cecília Meireles


A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Grande Alma


"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.”
Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi nasceu há 140 anos, em 2 de outubro de 1869. Líder da independência da Índia, Gandhi juntou, como poucos, sensibilidade e política, meditação e ação, religião com luta concreta para melhorar a vida de todos. Era, a um só tempo, místico e ativista, revolucionário e pacifista. Conhecido em todo mundo, jamais perdeu a simplicidade. Recebido com honras em Londres, capital do Império Britânico, não tirou as sandálias nem sua túnica de algodão, por ele mesmo tecida. Humilde, não se deixou seduzir pelos que massacravam seu povo. "O domínio estrangeiro corroeu os fundamentos da nossa cultura. E criou a lei do mais forte, do egoísmo, de um mundo onde os poucos que têm não se importam com o sofrimento dos que nada têm", afirmava ele.

Chico Alencar